Festas, cultos e encontros familiares são responsáveis por avanço do coronavírus em MS

IVIAGORA


A aparente situação de controle sobre o novo coronavírus em Mato Grosso do Sul corre o risco de estar com os dias contados. Isso por conta do constante desrespeito aos pedidos das autoridades pelo isolamento social.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, festinhas, cultos e encontros familiares são responsáveis pelo salto no número de casos da doença desde o boletim epidemiológico de ontem (6).

Ele destacou um culto realizado no distrito de Nova América, em Caarapó, onde duas pessoas de São Paulo estiveram em uma reunião com 30 a 40 pessoas. Todas agora estão em quarentena. “Vamos ter que realizar a triagem e fazer exames casa algum tenha sintomas”.

Durante live nas redes sociais hoje (8), Resende ainda citou a contaminação de funcionários de um frigorífico em Guia Lopes da Laguna. A unidade vai ter que dar férias coletivos a cerca de 400 colaboradores. “Isso tem um impacto muito grande na economia do município”.

O secretário também pediu atenção par os asilos. “Temos que cuidar dos nossos idosos, infelizmente nessa idade, [a doença em] pessoas acima de 60 anos tem alto grau de letalidade”, completou.

Dados

Mato Grosso do Sul chegou a 311 casos confirmados e 32 suspeitos da covid-19, com crescimento de 23 casos positivos desde o boletim epidemiológico de ontem (6). As informações são da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Dos 311 casos confirmados, 93 estão em isolamento domiciliar, 189 estão curados e 22 estão internados, sendo 14 em hospitais públicos e oito em hospitais privados. Dois pacientes internados são procedentes de fora do Estado e um é de fora do País. Foram registrados dez mortes.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 3.308 notificações de casos suspeitos do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 2.944 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.