Menu
1 de junho de 2020
10º min
16º min
22/05/2020 às 07h14

Cinquenta funcionários de frigorífico de cidade com maior incidência de covid testam positivo: 'Sem sintomas'


iviagora - g1ms

Cinquenta funcionários do frigorífico de Guia Lopes da Laguna, município com maior incidência de covid-19 em Mato Grosso do Sultestaram positivo para a doença. "Eles não apresentavam nenhum sintoma", disse o secretário de Saúde da cidade, Marcelo Gonçalves, em entrevista ao Bom Dia MS nesta sexta-feira (22).

A testagem de 145 funcionários, segundo o secretário, foi feita quinta-feira (21), como processo para retomada dos serviços da empresa, que estão suspensos desde que os primeiros casos foram confirmados. O local é apontado como epicentro da doença no município.

De acordo com Marcelo Gonçalves, todos os trabalhadores que apresentaram resultado positivo para a infecção pelo novo coronavírus estavam assintomáticos, foram colocados em isolamento e estão sendo monitorados. "Não tinham nenhuma dor de cabeça". Os familiares deles também serão testados.

Ainda conforme o secretário, a quantidade de funcionários positivos já era a esperada pela secretaria. Alguns deles já tinham sido testados no início da pandemia na cidade e tiveram o mesmo resultado nesta segunda testagem.

Até a manhã de quinta-feira (21), quando foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde o último boletim epidemiológico, Guia Lopes da Laguna havia registrado 119 casos de coronavírus, a segunda cidade com mais casos no estado, apenas atrás da capital, Campo Grande, com 222.

Covid-19 no frigorífico

 

Fechado desde o último dia 8, após cinco funcionários testarem positivo para covid-19, a empresa pretende voltar aos trabalhos, com restrições, a partir desta sexta-feira (22), e por isso fez a testagem dos trabalhadores.

O frigorífico também realizou uma descontaminação do local nas partes interna e externa. No retorno, a empresa prevê a diminuição de abates por dia e, consequentemente, do número de funcionários, que deverão trabalhar com espaçamento de pelo menos 2 metros.

 

Situação preocupante

 

Outros dois frigoríficos de Mato Grosso do Sul registraram casos de coronavírus: um em Bonito, onde três funcionárias testaram positivo para a doença, e outro em Dourados, onde uma indígena que trabalha no local foi infectada por covid-19.