“Sinal vermelho contra a violência doméstica”

IVIAGORA


Por meio de articulação da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) aderiu à campanha “Sinal vermelho contra a violência doméstica”. Lançada quarta-feira (10), a iniciativa foi criada em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

A ação é voltada para as redes de farmácias de todo o país e tem o objetivo de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher por meio da denúncia.

A ideia é incentivar a vítima a desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao atendente ou farmacêutico. Assim, ela receberá suporte para acionar a Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180*ou as autoridades competentes. PM 190.

As drogarias que aderirem a campanha terão acesso a cartilha e tutorial para capacitação dos funcionários, que estarão aptos para acolher a vítima e se tornar um meio para o registro da denúncia.

“A mulher que sofre violência tem medo e dificuldade de denunciar e nós queremos mudar isso, rompendo com esse ciclo. Preparar pessoas para o acolhimento, em locais que ela tem acesso mais facilmente, pode fazer toda a diferença nos casos de subnotificação”, afirmou a ministra Damares Alves.

Cerca de 10 mil farmácias, filiadas a duas associações do setor, já fazem parte da iniciativa.   ACIIV - ASSOCIÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE IVINHEMA, e as famarcias associadas, estam divulgando e participando da campanha junto a Policia Militar e autoridades competentes do municipio. Ligue 190 denuncie caso alguem venha a pedir socorro.