Obra que Bolsonaro visitou no Ceará estava 94% pronta antes de sua posse.

IVIAGORA


A visita que Jair Bolsonaro fez hoje à cidade pernambucana de Salgueiro, divisa com o Ceará, para inaugurar trecho da transposição do Rio São Francisco virou (mais um) motivo de discussão política nas redes sociais. Apoiadores do presidente dizem que ele deu andamento à obra que foi abandonada por governos petistas.

Já simpatizantes do presidente Lula ironizaram Bolsonaro por estar fazendo promoção em um empreendimento tocado pelos governos do PT. Para tirar a dúvida, a coluna procurou o ex-ministro da Integração Nacional do governo Michel Temer, Pádua Andrade.

Ele foi o último responsável por gerir o empreendimento, antes de Bolsonaro assumir a presidência. "Deixamos o Eixo Norte da transposição, onde o presidente esteve hoje, 94% pronto", estima Andrade, que atualmente é secretário estadual de Transporte do Pará. "O Eixo Norte é composto por três elevatórias e a última delas chegou a ser inaugurada pelo presidente Temer. Mas após a inauguração ocorreram problemas com algumas placas que se soltaram. Fizemos um projeto de restauração e reforço, mas não conseguimos finalizar na nossa gestão", explica o ex-ministro.

Andrade prefere não entrar em disputa sobre quem fez mais ou menos. "A transposição é a espinha dorsal hídrica do Nordeste, que beneficia 12 milhões de pessoas de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará", define ele. "Parabenizo todos os presidentes, todos os ministros e todos os colaboradores que passaram nessa obra e deixaram sua contribuição".

Nas redes sociais, no entanto, esse espírito de grandeza não existe. Há uma guerra de hashtags entre bolsonaristas e petistas para reivindicar a autoria da obra. Os governadores do Ceará, Camilo Santana (PT), e de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), foram convidados por Bolsonaro para participar da cerimônia, mas disseram que não iriam comparecer, por estarem completamente dedicados ao combate à pandemia de coronavírus.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=115&v=Caw2j90H1bE&feature=emb_logo