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3 de agosto de 2020
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07/07/2020 às 09h49

PROCON Ivinhema divulga balanço semestral com alto índice de solução


iviagora

O PROCON Ivinhema divulgou esta semana o balanço do 1º semestre de 2020 em relação as reclamações realizadas e registradas no órgão.

O destaque positivo é que o órgão de proteção ao consumidor do município de Ivinhema (PROCON) continua mantendo um alto índice de solução. Neste primeiro semestre foram um total de 85 reclamações registradas, sendo que 20 ainda estão em aberto em negociação com o fornecedor ou aguardando Audiência de Conciliação. 64 reclamações foram resolvidas, ou seja, das reclamações já encerradas foram resolvidas 98,4%. Somente 1 reclamação não teve acordo em audiência.

O coordenador Junior Nino disse que “é gratificante manter um excelente número de solução. Isso mostra o bom trabalho que vem sendo feito em equipe, fortalece o órgão e, o mais importante, faz com que o consumidor saia feliz por ter eliminado aquele problema que, muitas vezes, causa um grande transtorno em sua vida e no seu dia a dia.”.

Como era de se esperar o segmento mais reclamado foi o de Serviços Essenciais, que envolve Telefonia Móvel e Fixa, Energia Elétrica e Água (48,2%), seguido de Produtos ou Serviços com Vício (22,3%) na segunda posição, e Assuntos Financeiros – Bancos, Cartões de Crédito, Financeiras (11,7%) vem em terceiro lugar no pódio, depois tem Comércio Eletrônico (9,4%), Serviços Privados – TVs por assinatura e provedores de internet (2,3%), Escolas/Faculdades Privadas (1,1%) e Demais segmentos (4,7%).

Lembrando que este número de reclamações conta apenas com os atendimentos que foram registrados e havia condições suficientes para se abrir o procedimento administrativo, pois além desta quantidade há também procura presencial, por telefone e e-mail para dúvidas, esclarecimentos e informações, tanto de consumidores quanto de fornecedores. Comerciantes também vão ao PROCON tirar dúvidas se estão agindo da maneira correta, se sua promoção e publicidade estão de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Esta divulgação pública está prevista no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor que diz: “Os órgãos públicos de defesa do consumidor manterão cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, devendo divulgá-lo pública e anualmente.

A unidade do PROCON Ivinhema está localizada na Av. Panamá, nº 389, Bairro Piravevê (Antiga Câmara Municipal), e tem atendimento ao público das 08:00h até as 13:00h. Os contatos são (67) 3442-5938 / 3442-5931 / Procon@ivinhema.ms.gov.br.