Agricultores iniciam planejamento para safra de soja 20/21

IVIAGORA


Entre o final de uma safra e início de outra, os produtores já iniciaram o planejamento e as aquisições dos insumos para a safra 2020/2021. Neste período, a atenção dos agricultores precisa estar voltada à parte nutricional.

 

Para saber a necessidade nutricional de uma planta, é preciso que seja efetuada uma análise de solo – com isso, é possível diagnosticar a necessidade de correção e identificar a presença de boro, cujas propriedades são importantes para a parte reprodutiva das plantas e para o enchimento de grãos.

 

Além disso, é muito comum que nesta época do ano o produtor tenha dúvidas a respeito das condições climáticas, como a possibilidade da ocorrência de El Niño ou La Niña. Atualmente, a situação atual do Oceano Pacífico Equatorial é de um leve resfriamento, com tendência de manutenção neste quadro até o fim do ano. Apesar disso, a expectativa é de que não haja uma configuração significativa de La Niña – se isso se confirmar, seus efeitos não deverão ser sentidos no Brasil.

 

Mas, afinal, quais serão os principais destaques do clima para essa safra?

 

Soja 09

 Temperaturas ficarão elevadas em áreas produtoras

 

De acordo com a Climatempo, a tendência climática indica temperaturas elevadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste nos próximos meses. Além disso, é possível que ocorra atraso no início do período chuvoso e, consequentemente, no plantio em diversas regiões. Como o vazio sanitário dura, em geral, até a segunda quinzena de setembro, muitos produtores realizam o plantio o mais rápido possível. No entanto, este ano, a maioria das regiões produtoras receberão volumes de chuva mais significativos apenas no mês de outubro.

 

A disponibilidade de boro no solo pode ser afetada pela temperatura e umidade, o que interfere na parte reprodutiva das plantas e no enchimento de grãos. Com isso, é necessário que o produtor escolha os produtos adequados para garantir bons resultados. Pensando nisso, a Satis desenvolveu o HumicBor, um fertilizante de quarta geração que, além de suprir as concentrações deste nutriente no solo, tem em sua composição o boro totalmente solúvel, que auxilia no maior enraizamento e crescimento das plantas.

 

Além disso, o planejamento da lavoura de soja também deve incluir cuidados com a escolha das cultivares que mais se adaptam à região, de acordo com o histórico de resistência às adversidades. Nesta fase, é importante a aplicação de produtos que irão auxiliar as plantas a superar adversidades. Sabendo disso, a Satis desenvolveu produtos como Vitakelp e Nodular, que são importantes ferramentas para auxiliar na germinação das sementes e no desenvolvimento inicial das plantas.

 

O Vitakelp atua como protetor fisiológico. Ele apresenta ótimos resultados no enraizamento das plantas e, consequentemente, na maior absorção de água e nutrientes. Já o Nodular aumenta o volume de raízes e o número de nódulos, proporcionando um desenvolvimento vegetativo melhor. 

 

Com o manejo adequado, será possível alcançar uma boa produtividade da lavoura. Na safra 2019/2020, o país colheu em torno de 120 milhões de toneladas de soja, 4,7% a mais do que as 115 milhões de toneladas da temporada anterior. A expectativa para a próxima safra está em torno de 131 milhões de toneladas de soja.

 

 

Colaborou neste texto a engenheira agrônoma da Climatempo Tatiane Cravo.