Pode sim ocorrer uma transação entre Raízen e a Biosev

IVIAGORA


Cosan admite estar mantendo tratativas preliminares com a Biosev. No entanto, até o momento, não há qualquer acordo ou proposta vinculante acerca de uma potencial transação entre Raízen e Biosev

Nos últimos dias, o setor vive uma onda de notícias destacando que a Raízen Energia, maior grupo sucroenergético do mundo, com 24 unidades em atividade, tenha adquirido a Biosev, braço da francesa Louis Dreyfus na área de bioenergia e que conta com oito unidades moendo.

Em 28 de agosto, em entrevista à CanaOnline, Juan José Blanchard,  Diretor-Presidente da Biosev, ao ser questionado sobre as notícias de venda da empresa para a Raízen, salientou que a Biosev está aberta às oportunidades, à fusão ou Joint Ventrure com empresas que apresentem a mesma sinergia. Porém, não passava de boato essa notícia de que a Biosev foi vendida para a Raízen.

Nesta semana, a Bloomberg divulgou reportagem destacando que a Raízen negocia compra da Biosev com pagamento em ações. O negócio incluiria reestruturação de dívida e uma troca de ações que daria à Biosev uma participação minoritária na Raízen

Os bancos concederiam uma extensão da dívida de R$ 7,3 bilhões da Biosev em troca do pagamento adiantado de parte dela pela Louis Dreyfus, disseram fontes não identificadas pela Bloomberg.

Em resposta a matéria, a Cosan, controladora da Raízen, divulgou o comunicado:

“A Cosan S.A. (“Cosan” ou “Companhia”) (B3: CSAN3), em observância às disposições da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) nº 358, de 3 de janeiro de 2002, vem prestar esclarecimentos com relação à notícia veiculada pela Bloomberg nesta data, sob o título “Raízen negocia compra da Biosev com pagamento em ações”.

A Cosan confirma que sua controlada em conjunto, Raízen, tem mantido tratativas preliminares com a Biosev S.A. que poderão, eventualmente, resultar em uma potencial transação entre as companhias. No entanto, até a presente data, não há qualquer acordo ou proposta vinculante acerca de uma potencial transação entre Raízen e Biosev S.A.

Manteremos nossos acionistas e o mercado em geral informados de qualquer alteração relevante, na forma da lei e da regulamentação aplicável.”

As últimas notícias agitaram o mercado, os papeis da Cosan fecharam em alta de 3% e as da Biosev subiram 22% na B3. Mas quem também estão agitados são os funcionários da Biosev e seus fornecedores de cana, que sabem que mudanças ocorrerão com o fechamento do negócio. Vamos aguardar!