Novo Horizonte do Sul - Nasce a primeira bezerra através de projeto de inseminação artificial

IVIAGORA


No dia 31 de agosto e 2020, nasceu a primeira Bezerra fruto do projeto de inseminação artificial de bovinos leiteiros de Novo Horizonte do sul.
O projeto de inseminação artificial lançado em 2019, visa promover o melhoramento genético do rebanho leiteiro das pequenas propriedades do município, com subsídio de 50% do valor do sêmen, arcados pelo município.
A primeira Bezerra deste projeto nascida em menos de um mês já demonstra seu potencial genético para produção de leite. Na mesma propriedade nasceu no último sábado (19/09) mais um bezerro oriundo do mesmo trabalho, ambos são filhos de touro holandês.
O projeto inseminou até o momento 150 vacas leiteiras, com previsão de parto para os próximos meses. Essas matrizes foram inseminadas de sêmen convencional e sexado, de touros das raças Holandês, Girolando e Jersey.
As 150 vacas estão distribuídas em aproximadamente 20 propriedades cadastradas.
Os animais oriundos do programa promoverão o desenvolvimento da bacia leiteira local nos próximos anos, através da excelente produção de leite que apresentarão já na primeira lactação.