Um deles é kit molecular Inf A/Inf B/SC2, teste do tipo RT-PCR capaz de diferenciar os vírus da Influenza A, B e do Sars-CoV-2, possibilitando o diagnóstico destas doenças em um único exame. O kit teve seu pedido de registro submetido à @anvisaoficial nesta terça-feira (18/1).
O outro teste desenvolvido, o kit molecular Quadriplex SC2/VOC, também do tipo RT-PCR, permite a detecção e triagem das variantes Alfa, Beta, Gama, Delta e Ômicron do vírus Sars-CoV-2. O resultado do teste indica a presença ou não dessas variantes na amostra do paciente. O kit Quadriplex deverá ser submetido para registro junto à Anvisa até a próxima semana.
"A disponibilização destes kits no SUS permitirá, de modo econômico e com alto processamento, a identificação viral oportuna destes agentes, com o método que é o padrão ouro para o diagnóstico das doenças causadas por vírus respiratórios no mundo”, explicou o virologista e pesquisador do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC/Fiocruz Fernando Motta.