Política
Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%
IVIAGORA
O Ibope divulgou nesta segunda-feira (15) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado no sábado (13) e domingo (14) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.
Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:
- Jair Bolsonaro (PSL): 59%
- Fernando Haddad (PT): 41%
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Votos totais
Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:
- Jair Bolsonaro (PSL): 52%
- Fernando Haddad (PT): 37%
- Em branco/nulo: 9%
- Não sabe: 2%
Pesquisa Ibope – 15 de outubro – segundo turno das eleições presidenciais — Foto: Arte/G1
Rejeição
A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para presidente. O Ibope perguntou:“Para cada um dos candidatos a Presidente da República citados, gostaria que o(a) sr(a) dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele”?
Jair Bolsonaro
- Com certeza votaria nele para presidente – 41%
- Poderia votar nele para presidente – 11%
- Não votaria nele de jeito nenhum – 35%
- Não o conhece o suficiente para opinar – 11%
- Não sabem ou preferem não opinar – 2%
Fernando Haddad
- Com certeza votaria nele para presidente – 28%
- Poderia votar nele para presidente – 11%
- Não votaria nele de jeito nenhum – 47%
- Não o conhece o suficiente para opinar – 12%
- Não sabem ou preferem não opinar – 2%
Sobre a pesquisa
- Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
- Entrevistados: 2506 eleitores em 176 municípios
- Quando a pesquisa foi feita: 13 e 14 de outubro
- Registro no TSE: BR‐01112/2018
- Nível de confiança: 95%
- Contratantes da pesquisa: TV Globo e “O Estado de S.Paulo”
- O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.