Região
Sindicato da Alimentação de Nova Andradina realiza mobilização em frente ao Frigorífico JBS
IVIAGORA
Na manhã desta terça-feira (11), por volta das 04h30, membros do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Nova Andradina e Região (STIANA), com apoio de outros sindicatos da região e do Estado, realizaram um ato em frente à unidade do Frigorífico JBS de Nova Andradina, localizado às margens da rodovia MS-276, na saída para Ivinhema.
Os sindicalistas chegaram ao local e mobilizaram os trabalhadores no momento em que eles chegavam à empresa. Os funcionários ficaram reunidos no pátio externo do JBS, onde um caminhão serviu como palco, sendo que, através de um sistema de som, os representantes dos sindicatos falaram aos presentes.
Segundo o presidente do STIANA, Sérgio Miller, a assembleia improvisada em frente à empresa teve como pauta a negociação salarial, uma vez que, nas palavras dele, a data base da categoria acontece em fevereiro, sendo que, até este mês de dezembro, JBS e sindicato ainda não chegaram a um acordo sobre o reajuste na remuneração dos seus mais de 670 trabalhadores.
Imagem: Acácio Gomes / Nova News
Outro ponto abordado pelo sindicalista seria a suposta postura da empresa que, segundo ele, se posiciona de forma contrária à atuação do STIANA. “Eles fazem retaliação e procuram, de certa forma, tentar intimidar as lideranças que querem lutar pelo bem dos trabalhadores, motivo pelo qual decidimos pela realização desta assembleia aqui mesmo, na frente da unidade. Queremos chamar a atenção da sociedade para esta situação”, explicou Miller.
Conforme apurado no local pelo Nova News, além dos membros do STIANA, o movimento contou com a presença de representantes do Sindicato da Alimentação de Dourados, Sindicato da Alimentação de Naviraí, Sindicato da Alimentação de Sidrolândia, Sindicado da Alimentação de Bataguassu, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de MS, Sindicato da Carne de Campo Grande, Sindicato dos Transportes de Nova Andradina, Sindicato do Transporte Coletivo e Urbano de Campo Grande, Sindicato dos Transportes de Três Lagoas, Sindicato dos Vigilantes de Dourados, Sindicato dos Metalúrgicos de Paranaíba e Sindicato dos Transportes de Presidente Prudente (SP).
Imagens: Acácio Gomes / Nova News
Uma lista de presença para oficializar a realização da assembleia foi assinada pelos trabalhadores. Por volta das 07h35, o site apurou junto ao presidente do STIANA, Sérgio Miller, que no decorrer da assembleia foi transmitida aos trabalhadores a contraproposta do JBS com relação ao reajuste salarial, sendo que os funcionários a rejeitaram.
Na sequência, o movimento foi encerrado e os sindicalistas deverão se reunir para definir quais serão os próximos passos. O Nova News entrará em contato com a assessoria de imprensa do JBS em Mato Grosso do Sul, abrindo espaço para uma eventual manifestação da empresa sobre o assunto.

PRIMEIRA PÁGINA

