Ivinhema
Bira pede a necessidade de rever as medidas máximas permitidas para captura de algumas espécies de peixes
Durante a vigésima nona sessão ordinária da câmara de Ivinhema, realizada na segunda-feira (22), o vereador Celso Miranda Alves de Souza – Bira (PSDB), fez indicação ao senhor Eduardo Correia Riedel - Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, com cópias ao senhor Jaime Elias Verruck - Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e a senhora Maria Antonia Poliano - Presidente da Colônia de Pescadores Profissional e Artesanal Z 10 de Fátima do Sul/MS, a necessidade de rever as medidas máximas permitidas para a captura das espécies Jaú, Cachara, Pintado e Pacu, nos rios da bacia do Paraná e Paraguai.
“Isso é uma indicação de todos os pescadores aqui do nosso Estado Mato Grosso do Sul, que eles estão fazendo essa campanha, isso é uma promessa do governador Eduardo Riedel lá atrás, três anos atrás de campanha, fizer essa promessa para os pescadores da bacia do rio Paraná, aqui do rio Ivinhema, os profissionais e também os amadores, por quê? Porque isso é que tira o tamanho máximo, vão respeitar o tamanho mínimo, mas que tira o tamanho máximo, por quê? Alguns pontos dos rios tendem a ser esse cruzamento dessa genética e está ultrapassando. E aí, como que o pescador vive da pesca, ele vai soltar um peixe que nos estudos já fala que o peixe grande, ele perde a parte da produção da fecundação, né? Então, quanto menor, mais óvulos pelos estudos que eles falam, mais gera.
E quanto mais maior, mais vai perdendo. Então, vai ficando infértil, então, pedido, está tendo essa mobilidade no Estado Mato Grosso do Sul pelas câmaras, fui procurado por vários pescadores aqui, principalmente no nosso município e a gente está entrando com essa
indicação para o governador, espero que ele possa rever isso aí e poder cumprir junto com os pescadores, que é uma promessa de campanha que foi feita junto a eles”, cita Bira em sua justificativa.